Principais tendências de desenvolvimento de Node.js em 2021

Translate Tecnology
6 min readSep 27, 2021

--

Principais tendências de desenvolvimento de Node.js em 2021

Muitas previsões de tendências em Node.js para o ano de 2021 estão sendo assumidas por desenvolvedores em todo o mundo. Nos parágrafos a seguir, vamos explicar as tendências esperadas do Node.js para este ano.

Por que motivo o Node.js é tão conhecido?

O Node.js se tornou muito popular nos últimos anos devido à sua alta flexibilidade e propriedades extremamente leves. Node.js apresenta uma vasta biblioteca de módulos JavaScript para agilizar o procedimento de desenvolvimento. Por causa de seu atributo de código aberto, o Node.js se tornou extremamente conhecido pelo desenvolvimento de aplicativos móveis e da web .

De acordo com estatísticas recentes, foi demonstrado que:

• Mais de 50% dos desenvolvedores usam Node.js em seus projetos atualmente.

• Mais de 28.000 sites foram criados com a tecnologia Node.js nos EUA.

• Grandes nomes como AliExpress e eBay dependem consideravelmente do Node.js.

• Os sites que recebem tráfego intenso, incluindo PayPal, Netflix e Groupon, fazem uso do Node.JS.

  • O Node.js se tornou extremamente popular desde 2009, quando foi introduzido pela primeira vez no mercado. O Node.js tem 75,9 mil estrelas, 3 mil observadores e 19 mil forks no Github. Ele tem 71,8 mil seguidores, juntamente com 8,3 mil votos no compartilhamento de pilha. Esses números são suficientes para descrever o quão popular o Node.js é. Gigantes conhecidos da tecnologia, como Netflix e Microsoft, usam Node.js. O Node.js conseguiu ganhar a primeira posição na pesquisa de desenvolvedores de 2020 do StackOverflow. Mais de 50% dos participantes dessa pesquisa específica relataram o uso do Node JS em seus projetos.

Leia também: NodeJS vs. DenoJS: Qual é o melhor para você?

Principais tendências de desenvolvimento de Node.js em 2021

1. Pilha de MEAN & MERN

Tanto o MEAN quanto o MERN Stack são bastante poderosos. E são o AngularJS e o React que o tornam tão potente. Enquanto MEAN Stack combina ExpressJS, MongoDB, AngularJS e NodeJS , MERN Stack emprega React em vez de Angular.

O AngularJS pode escrever código fácil e limpo usando três componentes diferentes: classe, modelo e metadados. Acontece que é um Framework Model-View-Controller. A vinculação de dados bidirecional será apropriada se os desenvolvedores de uma empresa de desenvolvimento N odeJS estiverem lidando com um projeto simples.

Isso implica que qualquer modificação que tenha ocorrido dentro do modelo impactará a visualização instantaneamente e vice-versa. A vinculação de dados unilateral é bastante útil para desenvolvedores, especialmente para projetos complicados. Será possível fazer uso do Angular com Typescript para a construção de aplicativos.

MERN, uma pilha de tecnologia comparativamente nova, tem React à sua disposição. A aceitação do usuário e a popularidade adquiridas pelo React são bastante úteis para o desenvolvimento da pilha MERN .

O React supera o Angular devido ao seu DOM virtual que é bastante eficaz em realizar modificações rapidamente. Além disso, ele emprega JavaScript avançado que opera componentes rapidamente. Embora o React seja poderoso, sendo uma biblioteca, ele vem com certas limitações. Precisa ter a ajuda de serviços de terceiros em algumas ocasiões.

2. Aplicativos em tempo real

Os aplicativos em tempo real estão em alta e permanecerão no topo das paradas. Esses aplicativos requerem um back-end poderoso e robusto. Exemplos perfeitos são mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e jogos online, junto com muitos outros aplicativos semelhantes.

Node.js usa Event API e Websocket para obter a interação bidirecional que é essencial em aplicativos em tempo real. Em suma, pode-se afirmar que os aplicativos em tempo real têm um futuro brilhante pela frente.

Leia também: Desenvolvimento de API: guia completo para construir APIs robustas

3. Internet das coisas

Acontece que o Nodejs é um ambiente de tempo de execução rico em recursos e permite que os desenvolvedores apliquem recursos orientados a dados e dentro do prazo, além de microsserviços.

O mundo aceitou transformações tecnológicas. Se você quiser lidar com isso, será imperativo se adaptar a essa tecnologia contemporânea.

Os aplicativos em tempo real precisam lidar com muitas solicitações do usuário e, portanto, node.js se tornou uma mão amiga. Além de entregar aplicativos de qualidade, também cria uma solução segura.

Como resultado, você pode confiar no node.js para auxiliá-lo na criação de aplicativos IoT para seus clientes.

4. Solução sem servidor

Todo indivíduo gosta de economizar dinheiro, além de aumentar a produtividade e a eficiência dos desenvolvedores. O Node.js é uma solução fantástica quando se trata de arquitetura sem servidor.

O custo de manutenção é quase zero e não precisa que as empresas considerem ao decidir seu desempenho. Além disso, pode se orgulhar de ter uma comunidade global.

Quase todas as grandes empresas, como A OL, Netflix e Telenor, aproveitam a arquitetura sem servidor .

Essas vantagens são as seguintes:

• Melhoria na qualidade do código

• Diminuição do custo do projeto

• Economiza muito tempo

• Aumento da eficiência

É uma das tendências de desenvolvimento node.JS mais incríveis que o mundo testemunhará nos próximos dias.

5. Soluções em nuvem

O ponto delineado acima é a solução para o desenvolvimento de aplicativos em nuvem . Será possível simplificar a construção do app em nuvem pela estrutura sem servidor desde o início ou escalonar apps já desenvolvidos.

De acordo com o estudo da semana da informação, inteligência artificial, computação em nuvem e modelos de aprendizado de máquina governarão o planeta.

6. GraphQL

GraphQL é conhecido por ser uma opção de sucesso para a API RESTful. Ele permite que os programadores elucidem com precisão qualquer informação necessária por ele. É eficaz na coleta de grandes informações de diversas fontes.

O GraphQL, mais uma tendência do node.js, é desenvolvido a cada ano. Aos poucos, ele chamou a atenção de programadores em todo o mundo. Podemos presumir que crescerá significativamente.

GraphQL será capaz de agilizar o fluxo de trabalho de diferentes plataformas como Windows, Android ou iOS. Portanto, será o recurso favorito e próspero dos desenvolvedores.

Leia também: Diferenças entre GraphQL e REST

7. Microsserviço

O microsserviço, que por acaso é um substituto para uma abordagem sem servidor, é uma técnica arquitetônica. A manutenção do código depende do microsserviço e lida com a qualidade do código de forma responsável.

Além disso, os microsserviços permitem a não dependência e o funcionamento livre dos aplicativos. Você pode usar microsserviços para criar projetos de alta qualidade.

A arquitetura de microsserviços está em constante expansão e pode ser um investimento eficaz.

NodeJS — um ambiente de tempo de execução atraente

O NodeJS fornece alguns recursos que superam outras estruturas, e alguns deles são os seguintes:

• Orientado a eventos e assíncrono

• Estrutura de desenvolvimento de aplicativos Full-Stack

• Fácil de aprender e exigente no mercado

• Construído sobre o motor V8 do Chrome

• Single-Threaded

• Grande apoio da comunidade

Acontece que é um construtor de aplicativos promissor que permite aos desenvolvedores de aplicativos móveis e da web usar suas bibliotecas e várias outras ferramentas além de tecnologias.

De acordo com estatísticas recentes, você encontrará cerca de 194 mil + sites que foram construídos usando Node.js, e isso demonstra sua popularidade.

Se você apoia esse conteúdo por favor siga o autor original e leia o conteúdo original:

https://javascript.plainenglish.io/top-node-js-development-trends-in-2021-807f27fdf1b8

https://rlogicaltech.medium.com

--

--

Translate Tecnology

Apenas traduzindo artigos para fomentar o mercado brasileiro.